MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

28 julho 2006

NATUREZA EM DIRECTO (16/07/2006)

Publicada por Paulo Almeida Santos



Local - Zona montanhosa do Nordeste de Portugal
Habitat - Bosque de pinheiro-bravo e mato rasteiro
Altitude - 1100m
Espécie - Raposa (Vulpes vulpes)
Data - 16/07/2006
Hora - 05:51
Temperatura - +15ºC
Descrição - Observa-se o mamífero no limite direito da imagem junto a um estradão de terra batida, mostrando alguma curiosidade perante a activação da câmera.

Nota - Para melhor entendimento do método utilizado na obtenção destas fotos, clique aqui

24 julho 2006

O VIAJANTE

Publicada por Paulo Almeida Santos


O fim de uma viagem é apenas o começo doutra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na Primavera o que se vira no Verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre. O viajante volta já.

José Saramago, in Viagem a Portugal

09 julho 2006

A LENDA DOS ELS ENCANTATS

Publicada por Paulo Almeida Santos



Volto mais uma vez à descoberta do Parque Nacional de Aiguestortes i Estany de Sant Maurici, agora para vos falar de uma lenda, guardada há muitos séculos nas entranhas destas magníficas montanhas…
Estamos no coração do Parque, junto às águas azul-esverdeadas do Lago de S. Maurício. Olhando para sul, muito acima dos frondosos bosques que circundam o lago, visualizamos o recorte inconfundível dos Els Encantats (“Os Encantados”), autêntico símbolo do Pirineu Catalão, sede da curiosa história que vos passo a contar nas linhas seguintes.

Conta a lenda que, há muitos anos atrás, dois caçadores decidiram ir à caça no dia de S. Maurício. Neste dia, os habitantes da vizinha vila de Espot, dirigiram-se em peregrinação até à capela de S. Maurício, onde se celebra uma missa, tradição esta que ainda se mantém viva nos dias de hoje. Os caçadores, ao passar em frente à capela, junto aos devotos, esqueceram as suas crenças religiosas e continuaram o seu caminho. Depois de andar um bom bocado, surgiu diante deles a camurça maior e mais esbelta que alguma vez tinham visto na vida. Cegos pela visão de tão extraordinário animal, iniciaram a perseguição de tão cobiçada peça que, ao vê-los, fugiu correndo. A perseguição durou até à portela que existe entre os dois cumes, onde o animal desapareceu sem deixar rasto. Contudo, os caçadores corriam o mais que podiam para tentar evitar a fuga do animal mas, quando chegaram à referida portela, não encontraram qualquer rasto no chão. Imaginando que a camurça teria passado para a outra vertente da montanha, decidiram escalar um dos cumes. No entanto, quando começaram a vislumbrar o Lago de S. Maurício, foram fulminados por um relâmpago, convertendo-os em duas estátuas de pedra.

É por este motivo que esta montanha recebeu o nome de Els Encantats e ainda hoje se podem ver claramente as silhuetas dos dois caçadores petrificados, que recortam o perfil da montanha!