MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

24 novembro 2006

PACTO COM LOBOS

Publicada por Paulo Almeida Santos


Vasculhando recentemente a internet em busca de notícias sobre a conservação do lobo-ibérico (Canis lupus signatus), descobri que estava disponível para visualização um documentário entitulado "Pacto com Lobos", reproduzido na televisão espanhola há cerca de 1 mês.
Este apresenta-se dividido em dois capítulos. O primeiro, denominado "O Lobo ibérico e o seu mundo", descreve os aspectos relacionados com a biologia da espécie, as características morfológicas singulares da sub-espécie ibérica, as particularidades do habitat lupino e a sua área de distribuição actual. A segunda parte, denominada "Lenda e realidade do Lobo ibérico", aborda o tema polémico da interacção homem-lobo, com destaque particular para a cultura pastoril, passando pela descrição do simbolismo do lobo ligado à cultura, mitologia, toponímia e sabedoria popular.
O autor deste documentário é o conhecido biólogo madrileno Carlos Sanz, discípulo de Félix Rodriguez de la Fuente que, para além da fotografia de natureza, se tem destacado em inúmeros projectos ligados à conservação da natureza e à educação ambiental. O seu trabalho de vários anos em prol da protecção do lobo-ibérico culminou recentemente com a publicação do livro "Amigo Lobo", do qual é co-autor e com a constituição de uma exposição itinerante denominada "Amigo Lobo. Lenda e realidade do Lobo Ibérico", que tem contribuído positivamente para a sensibilização e educação das pessoas para a importância da conservação deste mamífero, um dos mais ameaçados e perseguidos ao longo dos séculos...





23 novembro 2006

RENASCIMENTO DA FLORESTA NO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

Publicada por Paulo Almeida Santos


Após um período prolongado de férias, fui brindado no meu regresso com a importante notícia de um grande projecto de reflorestação na área do Parque Natural de Montesinho (PNM), um dos maiores dos últimos anos, cujo objectivo é retribuir a este importante espaço natural, cerca de 300 hectares de floresta. O projecto, sediado na aldeia de Montesinho e da responsabilidade do Conselho Directivo dos Baldios de Montesinho, privilegia espécies arbóreas caducifólias autóctones deste ecossistema, com maior capacidade de resistência aos fogos, dando especial relevo ao carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e ao castanheiro (Castanea sativa Miller), com mais de 100.000 exemplares. Outras espécies contempladas são o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e o pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris), que contam com cerca de 40.000 exemplares.
Para além do elevado valor biológico inerente a estas espécies, realço o importante papel do bosque na prevenção da erosão dos solos e como local privilegiado de refúgio e alimento para as inúmeras espécies que povoam estas serranias.
Espero que tudo isto se concretize!

Aldeia de Rio de Onor