Para o caminhante que percorre os belíssimos trilhos da cordilheira cantábrica, a passagem pelas denominadas brañas é, sem sombra dúvida, uma mais valia, num conjunto já por si apaixonante, tendo em conta a riqueza paisagística e biológica destas montanhas.
Estes grupos de cabanas, habitualmente construídas em zonas amplas, quer em prados de altitude, quer em clareiras abertas no interior dos extensos bosques caducifólios, constituem autênticos símbolos vivos de uma actividade pastoril secular que se mantém até aos dias de hoje, representando o esforço de muitas gerações que optaram por não abandonar as suas origens e tradições.
Para o simples caminhante, este é o sítio ideal para uma pausa... Encher o cantil com água fresca numa fonte próxima, comer uma refeição ligeira sentado num prado verdejante ao lado da cabana e, ao som dos chocalhos das vacas que pastam tranquilamente nas imediações, contemplar a paisagem paradisíaca que se abre aos nossos olhos...
Em seguida, partilho convosco algumas imagens destes sítios especiais por onde passei, em caminhadas realizadas nos últimos anos.
PARQUE NATURAL DE SOMIEDO

PARQUE NATURAL DAS FUENTES DEL NARCEA, DEGAÑA E IBIAS
VALE DE LACIANA
PARQUE NACIONAL DOS PICOS DA EUROPA
PARQUE NATURAL PEÑA UBIÑA - LA MESA

ESPAÇO NATURAL DO ALTO SIL
VALE DE OMAÑA
