MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

08 janeiro 2006

NATUREZA EM DIRECTO

Publicada por Paulo Almeida Santos


Quantos de nós, amantes da natureza, desejámos estar num sítio especial, a uma determinada hora, completamente "invisíveis", observando tranquilamente os hábitos mais íntimos de determinada espécie? Seguramente muitos...
Foi esta paixão pela natureza e a vontade de estar em permanente contacto com ela que me juntou a dois amigos, motivando a busca de meios técnicos que nos permitissem o conhecimento mais profundo da biologia das espécies das nossas montanhas.
Na sequência disto adquirimos alguns dispositivos constituidos por uma máquina fotográfica ligada a um sensor de movimento, procedendo em seguida à sua colocação em locais que nos pareciam favoráveis.
Os resultados foram absolutamente fantásticos, de tal maneira que, após a revelação das primeiras centenas de fotos, foi-nos permitido sistematizar alguns dados e tirar importantes conclusões, algumas das quais têm vindo a ser divulgadas no excelente blog Fauna Ibérica.
No entanto, a busca por um sistema que nos desse mais informações não terminou...
Recentemente adquirimos um dispositivo completamente interactivo, constituido por uma máquina digital com sensor de movimento que tem a capacidade para filmar pequenos vídeos com som e enviá-los instantaneamente por MMS para o telemóvel ou para o e-mail, juntamente com a informação da data, hora e temperatura local para cada activação!
Seria o sistema perfeito, não fosse a limitada capacidade de resolução da máquina digital... Mas lá chegaremos!
Neste momento estamos recolhendo activamente todos os dados relevantes para mais tarde os organizar. Simultaneamente e de uma forma completamente desinteressada, alguns dos vídeos serão mostrados aos fieis leitores dos blogs Montanhas Ibéricas e Fauna Ibérica, dando a conhecer os hábitos, comportamentos e interacções dos mamíferos mais representativos das nossas serras. Os vídeos são emitidos em formato 3GPP e podem ser visualizados no Quicktime Player. Para isso basta simplesmente clicar na imagem. O som deve estar no máximo.
Espero que disfrutem!

1 comentários:

fernando_vilarinho disse...

oi Paulo!

estive a ler e reler com agrado os teus textos, fotos e vídeos.
em concreto em relação aos vídeos a ideia foi boa e resultou muito bem, pelos vistos.

neste sábado, dia 21 o meu grupo "Amigos da Montanha" organiza às 16.00h uma palestra onde o João Garcia tb vai estar presente. deixo-te aqui um convite.

por outro lado o grupo que fez (eu incluso)a caminhada do Corno do bico e mais pessoal que faltou e algum novo vai caminhar aqui pelo Minho e PNPG de 15 em 15 dias aos Domingos (próxima dia 22). se (alguma vez) estiveres interessado( bem como o teu amigo Miguel Barbosa)gostávamos muito que aparecesses/em. Vamos definir melhor os próximos locais. mas é tudo na 'desportiva' pelo convivio, fotos e contacto/aprendizagem com a natureza.

um forte abraço.

fernando

p.s. realtivam/ aquilo que falámos há uns meses continuo 'mega-encrencado´ com cenas a ver se me livro delas o mais rápido possivel. escusa-me.