MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

09 julho 2006

A LENDA DOS ELS ENCANTATS

Publicada por Paulo Almeida Santos



Volto mais uma vez à descoberta do Parque Nacional de Aiguestortes i Estany de Sant Maurici, agora para vos falar de uma lenda, guardada há muitos séculos nas entranhas destas magníficas montanhas…
Estamos no coração do Parque, junto às águas azul-esverdeadas do Lago de S. Maurício. Olhando para sul, muito acima dos frondosos bosques que circundam o lago, visualizamos o recorte inconfundível dos Els Encantats (“Os Encantados”), autêntico símbolo do Pirineu Catalão, sede da curiosa história que vos passo a contar nas linhas seguintes.

Conta a lenda que, há muitos anos atrás, dois caçadores decidiram ir à caça no dia de S. Maurício. Neste dia, os habitantes da vizinha vila de Espot, dirigiram-se em peregrinação até à capela de S. Maurício, onde se celebra uma missa, tradição esta que ainda se mantém viva nos dias de hoje. Os caçadores, ao passar em frente à capela, junto aos devotos, esqueceram as suas crenças religiosas e continuaram o seu caminho. Depois de andar um bom bocado, surgiu diante deles a camurça maior e mais esbelta que alguma vez tinham visto na vida. Cegos pela visão de tão extraordinário animal, iniciaram a perseguição de tão cobiçada peça que, ao vê-los, fugiu correndo. A perseguição durou até à portela que existe entre os dois cumes, onde o animal desapareceu sem deixar rasto. Contudo, os caçadores corriam o mais que podiam para tentar evitar a fuga do animal mas, quando chegaram à referida portela, não encontraram qualquer rasto no chão. Imaginando que a camurça teria passado para a outra vertente da montanha, decidiram escalar um dos cumes. No entanto, quando começaram a vislumbrar o Lago de S. Maurício, foram fulminados por um relâmpago, convertendo-os em duas estátuas de pedra.

É por este motivo que esta montanha recebeu o nome de Els Encantats e ainda hoje se podem ver claramente as silhuetas dos dois caçadores petrificados, que recortam o perfil da montanha!


3 comentários:

Profundezas... disse...

:)

miguelbarbosa disse...

Bela história... e belas fotos!

¤°.¸¸.·´¯`»"єnigмar"«´¯`·.¸¸.°¤ disse...

Hermosas fotos, buen trabajo, gracias por compartirlo.