MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

19 dezembro 2005

ESTRATÉGIA PARA A CONSERVAÇÃO DO UROGALLO CANTÁBRICO

Publicada por Paulo Almeida Santos


Depois de dar a conhecer no último post a situação preocupante em que vivem os últimos exemplares de galo-montês (Tetrao urogallus) da Península Ibérica, sinais de esperança começam a surgir na comunidade científica através de um conjunto de medidas destinadas a impedir a extinção desta espécie tão nobre.
Para o efeito, foi criado o chamado "Grupo de Trabajo del Urogallo", formado por um grupo de peritos ligados à conservação e meio ambiente que, em Julho de 2004, elaborou um documento onde são descritas as várias ameaças à sobrevivência do grande Galo Selvagem, a sua distribuição em termos geográficos e, por último, um conjunto de medidas concretas para impedir o extermínio do mesmo.
A subespécie visada é a cantábrica -Tetrao urogallus cantabricus-, sem dúvida a mais ameaçada, e envolve a cooperação de todas as Comunidades Autónomas onde esta ocorre - Astúrias, Galiza, Castela e Leão e Cantábria.
A versão completa deste importante documento pode ser consultada aqui.
Apesar do cenário sombrio, mantenho a secreta esperança de poder continuar a assistir no futuro a imagens de singular beleza como as seguintes (1, 2, 3, 4, 5).

0 comentários: