MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

03 outubro 2006

LAGOS DE MONTANHA

Publicada por Paulo Almeida Santos

As Montanhas Ibéricas constituem, na verdade, um espaço único, que importa explorar e desfrutar até ao mais pequeno pormenor! Subir a um cume para daí contemplar as amplas perspectivas que se abrem no horizonte encerra, só por si, um conjunto de sensações difíceis de exprimir por palavras... E porque não atravessar tranquilamente um bosque, com todos os sentidos em alerta, de forma a absorver os ténues sons que se propagam por entre as copas das árvores, pequenos indícios da vida que por ali fervilha de forma harmoniosa...
Venho hoje falar-vos dos Lagos de Montanha que constituem, só por si, singularidades ambientais e paisagísticas únicas em qualquer tipo de ecossistema. Grande parte deles são exemplos vivos da acção dos glaciares, responsáveis por um valioso conjunto de acidentes orográficos que caracterizam a geografia Ibérica. Após o retrocesso dos glaciares quaternários, os circos por eles escavados na cabeceira dos vales foram ocupados por belíssimos lagos de montanha, representando, sem excepção, lugares de rara beleza que o amante da montanha saberá reconhecer.
Na seguinte viagem fotográfica convido o leitor a conhecer alguns destes ambientes lacustres de montanha que tive oportunidade de contemplar ao longo de inúmeras caminhadas.

ALBUFEIRA DE VILARINHO DAS FURNAS (GERÊS)

LAGO DE LA CUEVA (SOMIEDO)

EMBALSE DE ONDINAS (ALTO SIL)

EMBALSE DE PORMA (CORDILHEIRA CANTÁBRICA)

LAGUNA DE LA ISLA (MUNIELLOS)

LAGUNA RECONCO (NARCEA)

LAGO DEL VALLE (SOMIEDO)

LAGO LA RIBATCHUENGA (SOMIEDO)

LAGUNA CHAUCHINA (NARCEA)

LAGO MONESTERO (AIGUESTORTES)

ESTANY LLEBRETA (AIGUESTORTES)

LAGO CERVERIZ (SOMIEDO)

LAGO CALABAZOSA (SOMIEDO)

EMBALSE DE RIAÑO (CORDILHEIRA CANTÁBRICA)

LAGO ENOL (PICOS DA EUROPA)

BASSA D´OLES (VAL D´ARAN)

LAGO S. MAURICIO (AIGUESTORTES)

NOTA FINAL: Passou o primeiro ano do blog Montanhas Ibéricas! Durante este período procurei, por este meio, partilhar com os leitores a minha paixão pelas montanhas, dando a conhecer os segredos mais íntimos dos "pequenos" paraísos que percorri vezes sem conta... Agradeço, sinceramente, todos os vossos comentários e palavras de apoio, sinal de que esta paixão é comum a todos nós!

18 comentários:

João disse...

Maginfico, Parabéns e Força para continuar a partilhar tudo isto

Profundezas... disse...

Enamorados de las Montañas :) Parabens! Continua, adoramos!!!

Anónimo disse...

espectaculo o blog,... mas ta na altura de falar mais de portugal e menos de espanha

Anónimo disse...

Obrigado por partilhares património tão bonito. Estas coisas não têm fronteiras. Abraço. Octávio Lima (ondas3.blgs.sapo.pt)

Anónimo disse...

tb acho que devias falar mais sobre portugal divulgar mais o nosso património natural e menos sobre espanha

Tat Wam Asi disse...

Palavras para quê!?

Força e continua.

ljma disse...

Paulo Almeida Santos, origado por este post magnífico (e pelos outros, também). Usei uma das suas fotos (a do Lago Enol) num post do Cântaro Zangado. Espero que não se importe.
Saudações!

Vítor disse...

As fotos são magníficas. As paisagens são deslumbrantes. O blog está cada vez melhor. Obrigado pela partilha. A natureza não conhece geografias. É una e, no entanto, tão diversificada e transmissível!

Anónimo disse...

sem comentarios o blog so visto mas devias falr mais sobre portugal

Paulo Almeida Santos disse...

Agradeço todas as vossas palavras de elogio e incentivo! De facto, tenho que aceitar a crítica daqueles que me "acusam" de falar pouco sobre o nosso país. A minha predilecção pelos Espaços Naturais em Espanha é notória, embora concorde com a perspectiva de um comentador anónimo, que defende a inexistência de fronteiras no que toca ao Património Natural. Contudo, prometo retratar nos próximos posts alguns dos lugares mais relevantes da Montanha em Portugal...
Obrigado a todos!

medronho disse...

Fotos soberbas.
O Gerês é um excelente local para (re)descobrir.
Dos Prados da Messe, passando pelos Carris, e terminando no termino do Parque Nacional em Pitões, Há um mundo "novo" para descobrir....mesmo aqui ao lado.
De Espanha só conheço Sanabria e os Picos de Europa. Locais com paisagens soberbas. Locais ideias para tirar FOTOS para mais tarde recordar.
Sem dúvida que o teu blogue é um enorme incentivo para "viajar" pela natureza.
Muitos Parabéns

Fernando_Vilarinho disse...

Oi Paulo!

Os meus big big Parabéns um pouco atrasaditos.

este é o blogue da área que +++ atino consultar.

e porventura do mais belo nas montanhas são os lagos a alta altitude. já estive em alguns que mostras aí, mas em alguns tens fotos melhores que as minhas. ips, tenho de voltar lá para me desforrar ;)

abr.

Fernando_Vilarinho disse...

excelente ideia para um post

Miguel Serrano disse...

olá,

descobri hoje o teu blog e gostei imenso. Eu também sou um louco das montanhas ibéricas. Acho genial a ruptura da raia, sobre tudo em questões ambientais e de percepção. Aliás, acho que quando tiras uma foto de Somiedo (por exemplo) estás a tirar uma foto não da "Espanha" mas de Asturias, tão tua coma português coma dum castelão ou dum catalão. Muitos parabéns e ânimo.
Estive estas férias (4 feriados no estado espanhol) em zonas de meia-montanha do norte das províncias de Palência e Burgos, raianas com Cantábria e Pais Basco. Pouco frequentadas e magnificas (com carvalheriras, faiais, vranhas, cantis calcários, regos, aldeinhas todas de pedra, muito românico, lobo, muito rica em anfíbios, etc ...) Recomendo-te visitá-las.

Saudinhos fraternos desde a Galiza

Anónimo disse...

Excelente o blog, continua a divulgar a natureza como tens feito
Não pares

Pedro Sá disse...

Só para dar os Parabéns pelo Blog, está excelente. Eu também adoro as paisagens naturais, em especial as zonas montanhosas. Só tenho pena de não poder viajar tanto e visitar todos estes sitios maravilhosos. Mais uma vez Parabéns.

Ritinha disse...

Sem palavras. Tanta beleza. Obrigada pela partilha.

Sónia G. disse...

Olá Paulo,

antes de mais parabéns pelo seu blog. Tem textos e fotos fantásticas. Gostaria que me contactasse se fosse possível para guerreiro.sa@gmail.com
O assunto está relacionado com esta sua área de interesse...
Obrigada.