MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

24 novembro 2006

PACTO COM LOBOS

Publicada por Paulo Almeida Santos


Vasculhando recentemente a internet em busca de notícias sobre a conservação do lobo-ibérico (Canis lupus signatus), descobri que estava disponível para visualização um documentário entitulado "Pacto com Lobos", reproduzido na televisão espanhola há cerca de 1 mês.
Este apresenta-se dividido em dois capítulos. O primeiro, denominado "O Lobo ibérico e o seu mundo", descreve os aspectos relacionados com a biologia da espécie, as características morfológicas singulares da sub-espécie ibérica, as particularidades do habitat lupino e a sua área de distribuição actual. A segunda parte, denominada "Lenda e realidade do Lobo ibérico", aborda o tema polémico da interacção homem-lobo, com destaque particular para a cultura pastoril, passando pela descrição do simbolismo do lobo ligado à cultura, mitologia, toponímia e sabedoria popular.
O autor deste documentário é o conhecido biólogo madrileno Carlos Sanz, discípulo de Félix Rodriguez de la Fuente que, para além da fotografia de natureza, se tem destacado em inúmeros projectos ligados à conservação da natureza e à educação ambiental. O seu trabalho de vários anos em prol da protecção do lobo-ibérico culminou recentemente com a publicação do livro "Amigo Lobo", do qual é co-autor e com a constituição de uma exposição itinerante denominada "Amigo Lobo. Lenda e realidade do Lobo Ibérico", que tem contribuído positivamente para a sensibilização e educação das pessoas para a importância da conservação deste mamífero, um dos mais ameaçados e perseguidos ao longo dos séculos...





3 comentários:

barrento disse...

É um bom documentário, mas tem imagens exactamente iguais às de um outro documentário do J.R. Acha, embora os textos e a montagem sejam diferentes. Será que estavam afilmar lado a lado? Ou usam o mesmo filme?

Tat Wam Asi disse...

Obrigado por partilhares!

VerdeBlog disse...

A diferença entre nos e eles (os Espanhóis) é q eles fazem reportagens de lobos de linces etc e nos fazemos reportagens de NADA.