MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

23 novembro 2006

RENASCIMENTO DA FLORESTA NO PARQUE NATURAL DE MONTESINHO

Publicada por Paulo Almeida Santos


Após um período prolongado de férias, fui brindado no meu regresso com a importante notícia de um grande projecto de reflorestação na área do Parque Natural de Montesinho (PNM), um dos maiores dos últimos anos, cujo objectivo é retribuir a este importante espaço natural, cerca de 300 hectares de floresta. O projecto, sediado na aldeia de Montesinho e da responsabilidade do Conselho Directivo dos Baldios de Montesinho, privilegia espécies arbóreas caducifólias autóctones deste ecossistema, com maior capacidade de resistência aos fogos, dando especial relevo ao carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e ao castanheiro (Castanea sativa Miller), com mais de 100.000 exemplares. Outras espécies contempladas são o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e o pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris), que contam com cerca de 40.000 exemplares.
Para além do elevado valor biológico inerente a estas espécies, realço o importante papel do bosque na prevenção da erosão dos solos e como local privilegiado de refúgio e alimento para as inúmeras espécies que povoam estas serranias.
Espero que tudo isto se concretize!

Aldeia de Rio de Onor

2 comentários:

TPais disse...

Que boa noticia! A par de uma iniciativa semelhante que está a ser realizada na Serra da Estrela, são bons exemplos da mobilização civil em prol da comunidade! As pessoas talvez comecem a perceber que não podemos, nem devemos esperar que o estado trate de tudo!
Que boa noticia...

solas_na_mesa disse...

Excelente notícia!!!