Finda mais um Outono… e que Outono tão atípico… Sol e calor no início, muita chuva no fim, as primeiras neves que tardam em chegar…
No entanto, o relógio biológico da natureza tem uma precisão matemática! Os bosques de faias, carvalhos e vidoeiros vestem-se de tons laranja-avermelhados, deixando vislumbrar, aqui e ali, o verde dos musgos recobrindo as proeminências rochosas ou dos mosaicos de herbáceas que crescem no seu interior! As folhas, já caídas, escondem uma enorme diversidade de frutos secos, autênticas jóias para algumas espécies de mamíferos que se preparam para as carências do Inverno que se avizinha! Já para não falar da luz, que assume características ímpares neste período…
No fim da estação outonal, quando tudo parece quiescente e monocromático, surge, em todo o seu esplendor, o azevinho, para dar um toque de alegria e cor às nossas montanhas.
Apresento, em seguida, um conjunto de registos fotográficos recolhido por mim este Outono em alguns dos bosques caducifólios mais representativos da Península Ibérica.
Infelizmente, quem olha para estas fotos, não consegue sentir o estalar das folhas ao ser pisadas, o barulho do regato que corre encosta abaixo, a brisa suave que abana as copas das árvores, o pio de alarme do peto-preto, voando freneticamente por entre os troncos das faias… Para isso, só estando lá! Talvez no próximo Outono…
PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS
PARQUE NATURAL DE PONGA
PARQUE NATURAL DE REDES
9 comentários:
Caramba, quantas maravilhas!
Parabéns pelo blog.
É um regalo ver as maravilhosas montanhas da nossa peninsula.
Faz-nos sonhar com a proxima actividade e com aquelas que já fizemos.
Abraço e saudações montanheiras
André Monteiro
sapbomb381
Belissimas fotos...de belissimas montanhas.
simplesmente maravilhoso... gostei especialmente das fotos de pitoes das junias
Gostei de conhecer o teu espaço. Belas paisagens... :-)
Que em 2007 sejas um ser ainda mais consciente em todas as tuas acções e pensamentos para que todos juntos na nossa Nave Terra possamos elevar a vibração do mundo a um nível mais luminoso, mais ecológico e sustentável...
Um bom ano Terrestre em 2007 para ti.
Oi Paulo!
Maus um belo álbum pra colecção. Tens de publicar um livros ilustrado.
percebes bem dessas dessas cenas abertura, diafragma, etc.
eu é mais bolos... e rabanadas! :-D
Desejos de um Excelente ANO 2007
fotos incriveis!
olhe que quase senti o estalar das folhas secas debaixo dos pés, só de olhar :)
Parabens,
Ricardo
http://www.solasnamesa.blogspot.com/
boas fotos
boas fotos
Enviar um comentário