MONTANHAS IBÉRICAS

Neste Blog partilho com os leitores a minha paixão pelas Montanhas Ibéricas, lugares únicos, cada vez mais raros, onde a beleza das paisagens, a preservação dos ecossistemas e a utilização sustentável pelo homem se unem de uma forma harmoniosa e equilibrada.

16 janeiro 2007

ESTRANHO INVERNO ESTE...

Publicada por Paulo Almeida Santos


No início de Dezembro voltei mais uma vez às montanhas Asturianas para uns dias de descanso. Após um Outono particularmente chuvoso e quente, estes dias iriam coincidir com o primeiro grande nevão invernal. E que nevão… Acima dos 400 m de altitude tudo era branco! Nos cumes, nas portelas batidas pelo vento, no bosque já despido, o manto de neve engrossava a um ritmo alucinante ocultando, com frieza, o pouco que restava dos quentes tons Outonais. Era o primeiro… e o último fôlego, para já, deste incaracterístico Inverno. Dizem os entendidos que estes serão os pródromos de uma mais do que anunciada alteração climática à escala mundial, fruto do aquecimento global. É provável que sim…
Como é natural, alguns dos grandes prejudicados com este fenómeno são os detentores da exploração das pistas de ski, que esperam e desesperam pela caída da neve. As notícias mais recentes não são encorajadoras, apontando para o encerramento de 25 % das estâncias alpinas num prazo de duas décadas devido à redução dos mantos nivosos.
Este tema leva-me a fazer um comentário sobre o futuro complexo invernal de San Glorio, um tema polémico muito actual em Espanha. Este complexo será implantado em plena Montanha Palentina, abrangendo três províncias espanholas (Castela, Palência e Cantábria), contando com cerca de 50 Km esquiáveis, o que o transformará numa das maiores estâncias espanholas. Contudo, este mega-empreendimento irá ficar implantado numa área ambientalmente bastante sensível, nomeadamente nos domínios do Parque Natural de Fuentes Carrionas e do Vale de Liébana, catalogada como Rede Natura 2000, lugar de interesse comunitário (LIC), zona de interesse estratégico para a conservação do urso pardo (Projecto Lyfe) e proposta para zona especial de protecção de aves (ZEPA). Para além de outros notáveis valores faunísticos, interessa referir a importância destas montanhas para a conservação do urso pardo (Ursus arctos), constituindo uma importante área vital para o mesmo, quer de refúgio, quer como corredor biológico, principalmente tratando-se de uma sub-população oriental, cada vez mais isolada e ameaçada pelos perigos da consanguinidade.
Sobre esta problemática, é importante relembrar as notícias mais recentes, referentes ao Parque Natural de Somiedo (PNS), integrado no concelho homónimo. Este, antes da declaração do Parque há cerca de 18 anos, situava-se na cauda dos municípios asturianos no que toca ao rendimento per capita, equiparando-se, no presente, aos mais industrializados e com maiores rendimentos. Um verdadeiro exemplo de gestão e sustentabilidade.
Posto isto, sou frontalmente contra a estância de San Glorio, dado que se trata de um projecto a prazo, que não respeita os valores ambientais da zona e que vai deixar uma “cicatriz” numa área com um valor paisagístico notável.
Termino com algumas fotografias raras (talvez únicas!) deste estranho Inverno…



LACIANA

DEGAÑA


TEVERGA






SOMIEDO




TINEO









6 comentários:

Vitor disse...

Esperemos que o cenário que está a ocorrer este inverno seja entendido por quem de direito para recuar (ou fazer recuar) quem ainda acalenta esses intentos megalómanos e esmagadores.
Obrigado pela partilha das fotos. Estão maravilhosas!

miguelbarbosa disse...

San Glorio é um dos maiores atentados de sempre à Natureza Ibérica, agravado pelo facto de a estância se implantar num Parque Natural... Trata-se de mais um exemplo de que na Comunidade de Castela e Leão, ao contrário do que se passa nas Astúrias ou na Cantábria, a Natureza é invariavelmente a mais prejudicada. Espero que o bom senso impere mas... sou pessimista. O crescimento económico espanhol é, nos tempos que correm, feito à base da especulação imobiliária algo de que os nuestros hermanos em breve se arrependerão. Até lá o melhor da paisagem ibérica é que sofre! Um abraço

ares disse...

Parabéns pelo blogue!!! Partilho a sua paixão pelas montanhas, e pelos vistos, pela fotografia ;)

Fernando_Vilarinho disse...

Oi Paulo!

n sabia desse San Glorio. depois de lá implantado nunca mais sai (ou quase).
as fotos com bom gosto.

abr,

Anónimo disse...

A nossa serra da estrela está também ameaçada pela especulação imobiliária com a desculpa do "turismo de neve". Só fui uma vez aos picos de europa e adorei a viagem. QUe zona magnifica. Parabéjns pelo excelente site e excelentes fotos.
RicardoC

Joao Soares disse...

Parabens pelo excelente site e fotos.
Será bem vindo ao Bioterra.
Ecoabraços
Joao